Glaucoma!

Decidi desta vez escrever sobre uma situação que não se passa comigo, mas sim com uma pessoa muito próxima de mim, e muito a tem atormentado neste ultimo ano: Glaucoma. 

Para quem não sabe o que é o glaucoma de uma forma bastante resumida é uma doença dos olhos que vai causando danos no nervo óptico ( o nervo que leva até ao cérebro as imagens que vemos ). Os danos do nervo óptico resultam do aumento da pressão ocular , também conhecida como pressão intraocular. 
Se todo o nervo for destruído ocorrerá a cegueira.

 É uma doença que não se pode prevenir mas se for descoberta a tempo pode ser controlada.

Agora imaginem o que é ter este tipo de problema com dezoito anos. Aos dezoito anos por vezes uma unha partida ou uma saia que queríamos levar está para lavar já consideramos uma catástrofe, imaginem agora estar restrita a coisas que gostamos imenso de fazer como por exemplo : passar um dia inteiro a ver séries, passar a tarde toda a ver filmes, passar o dia todo agarrado ao telemóvel. Algumas nem são muito aconselháveis até para alguém com uma visão a 100 % mas aos 18 anos são normais. Imaginem o que é passar uma vida condicionada a medicação, a andar " controlada" porque a uma simples situação de nervos poderá desenrolar uma crise.

Imaginem agora depois de isto tudo e andar a cumprir tudo a risca, veres que as melhoras são 0 e os danos são muitos. Neste caso uma parte do campo de visão já foi atingido.

Por isso este post hoje é para ela. Que todos os que visitem este blog fiquem a conhecer a doença e quais as suas limitações/implicações. Mas acima de tudo que fiquem a saber que há pessoas espectaculares como tu que nem por sombras deveria estar a passar por isto. 

Acredito que ficará tudo bem, vais ver :)





Roxy*

Comentários